Dicas para Estratégia das Marcas

Entendendo de tecnologia

Sabemos que a tecnologia da suporte à estratégia de comunicação e ajuda as marcas a saírem na dianteira perante seus concorrentes. Mas, erramos ao trata-la como um coadjuvante que merece atenção somente com a estratégia aprovada.

Entender de tecnologia é o primeiro passo para conseguir avaliar todas as possibilidades que ela proporciona. A publicidade há muito deixou de ser uma via de mão única e a tecnologia vem nos ajudando a proporcionar experiências inovadoras ao consumidor. Por isso, é essencial acompanhar o seu desenvolvimento e avaliar a aplicabilidade nas ações de comunicação.

Muitas vezes, um sistema desenvolvido para outro fim, encontra na publicidade uma forma leve e fácil para se popularizar. As marcas que estão na vanguarda do relacionamento com os consumidores entenderam isso e buscam se inovar continuamente. Uma prova são os innovation labs, lançados por marcas como Sephora, Tesco e CVS que concentram um grupo de profissionais em busca de soluções que coloquem as marcas na dianteira em seus mercados. Esses laboratórios chegam a funcionar no espaço das próprias lojas e aproveitam a experiência real de compra para testar novos modelos de atendimento e de serviços com os consumidores. O formato, além de trazer velocidade para a implementação de novas soluções, conta com insights do próprio público para o desenvolvimento de produtos.

Compreender a tecnologia é fundamental para vislumbrar todas as suas possibilidades. Por isso, essa função não pode ficar a cargo apenas do departamento de TI ou da equipe de programação. É preciso acompanhar todos os passos do mercado, ficar atento aos novos gadgets, conhecer fornecedores, testar sistemas e seguir marcas inovadoras. Esse conhecimento é fundamental para encontrar soluções que possam ajudar a construir a estratégia do planejamento de comunicação.

 

Ficou curioso sobre os innovation labs? Conheça alguns aqui:

https://www.fastcompany.com/3043166/most-creative-people/first-look-inside-sephoras-new-innovation-lab

https://www.tescolabs.com/about/#lab

https://www.cvshealth.com/newsroom/press-releases/cvs-health-opens-digital-innovation-lab-boston

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Por que as comunidades são importantes para as marcas?

Em fevereiro de 2017, o Facebook lançou um manifesto expressando seu desejo de “fortalecer nosso tecido social e fazer o mundo ficar unido”. Desde então, a plataforma tem redobrado esforços para criar e cultivar comunidades, sugerindo que seus usuários participem de diversos grupos de acordo com seus interesses. A recomendação não se restringe apenas ao ambiente on, mas ganhou a TV aberta com comerciais que trazem exemplos de como as pessoas podem se conectar às outras, com interesses similares, por meio do canal social.

Como definir palavras-chave

Estar nos primeiros resultados do Google é o objetivo de toda marca. O buscador é um verdadeiro portal para o mundo web, onde acontecem, diariamente 3,5 bilhões de buscas. Mas estar nesse seleto grupo só é possível de duas formas: com anúncios pagos (Google Ads) ou com uma boa estratégia de SEO. As duas formas exigem um planejamento de palavras-chave. Também conhecidas como “keywords” elas são a forma como o usuário vai encontrar o site da marca.