Dicas para Estratégia das Marcas

Livros que todo planner deve ler

Atualmente, tem se falado muito em desconstruir o planejamento. E realmente, chegamos num momento em que as coisas precisam ser questionadas, novos modelos precisam ser propostos e paradigmas precisam ser quebrados.

Mas, só conseguimos desconstruir algo que já está construído. Por isso, é importante ter uma base teórica forte para se descobrir novos caminhos.

Trago aqui alguns livros que julgo essenciais para todo planner:

posicionamento_livroPosicionamento, Al Ries e Jack Trout: esse livro tem mais de 30 anos e, por incrível que pareça, continua atual. O livro aborda como determinar e construir um posicionamento de marca forte a fim de se diferenciar dos concorrentes. Apesar de trazer alguns cases antigos e ter sido escrito numa “era pré digital” a sua essência permanece e o seu conteúdo continua válido já que o mercado ainda está repleto de marcas que não fizeram a lição de casa.

a_arte_do_planejamentoA Arte do Planejamento. Verdades, Mentiras e Propaganda, Jon Steel: o diretor de planejamento da WPP mistura criação e pesquisa para mostrar como se chegar em conceitos de comunicação relevantes. Com uma visão crítica da área de pesquisa, o autor insiste na criatividade como um diferencial para se conseguir construir campanhas memoráveis.

A propósito, se você ainda não viu, vale a pena esse vídeo em que Jon Steel fala sobre o que é importante para ser um bom planner: goo.gl/k3SaVF

o_que_e_brandingO que é Branding, Matthew Healey: o livro explora o processo de construção de marcas, quais os componentes que envolvem esse processo e aborda assuntos mais específicos como os critérios para a criação de um nome, a atuação em mercados globais e extensão de marca.

vamos_as_compras_pacoVamos às Compras, Paco Underhill: o mestre do varejo dá dicas valiosíssimas sobre o processo de compras no PDV. O livro questiona alguns formatos que são usados pelos lojistas e sugere novos modelos. Com dicas superpráticas esse livro é um verdadeiro be-a-bá de como criar uma experiência diferenciada para os consumidores.

 

lovemarks_livroLovemarks, Kevin Roberts: o excêntrico executivo que atuou durante muitos anos na Saatchi & Saatchi, explica o que faz uma marca se tornar amada pelos consumidores no que ele chama de “fidelidade além da razão”. O livro traz cases de marcas que conseguiram alcançar esse estágio, inclusive com exemplos brasileiros. Apesar do conteúdo técnico, o livro é leve, divertido e fácil de ler.

fazer_acontecer_julio_ribeiroFazer Acontecer, Júlio Ribeiro: um dos publicitários mais famosos e talentosos do país escreveu esse que é um dos clássicos do planejamento no nosso mercado. Com dicas valiosas o autor descreve os princípios dos bons planejamentos e campanhas e alerta sobre as armadilhas que enfrentamos no dia-a-dia e podem contribuir para o fracasso da comunicação.

 

Além desses livros de cabeceira, é importante ter em sua biblioteca livros de consulta, que trazem conceitos que são a base do marketing e da comunicação:

administracao_de_marketingAdministração de Marketing, Philip Kotler e Kevin Lane Keller: a “bíblia do marketing” não ganhou esse apelido por acaso. O livro aborda todos os aspectos do marketing, desde os 4 P´s e criação de brand equity até gerenciamento de canais. Apesar do mercado trazer novos conceitos é importante entender a base do marketing para poder questioná-la.

gestao_estrategica_de_marcas_kellerGestão Estratégica de Marcas, Kevin Lane Keller: o livro aborda arquitetura de marca e apresenta conceitos para ajudar a determinar extensão de linha ou categoria e lançamento de novos produtos. A edição brasileira traz cases do nosso mercado que ajudam ainda mais a entender os conceitos.

É claro que existem muitos outros livros essenciais para a nossa área, mas esses ajudam a ter uma base sólida e entender conceitos fundamentais.

Créditos da foto: https://goo.gl/lENx4V

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