Dicas para Estratégia das Marcas

O poder de um diagnóstico bem feito

Sabe quando você vai a uma consulta e o médico te atende em 5 minutos? A probabilidade de ele ter feito um bom diagnóstico sobre o seu problema é bem baixa. Com o planejamento de comunicação é a mesma coisa.

Temos a tendência em discutir a estratégia e partir para a recomendação do que deve ser feito antes de entendermos o cenário por inteiro. Apenas um bom diagnóstico é capaz de entregar um cenário claro que permita se chegar a uma estratégia assertiva.

E, para isso, nessa fase devemos entender o negócio do cliente: quais são os players, como cada um se diferencia, o que o consumidor valoriza, quais são seus hábitos de consumo, qual a percepção da marca, qual a estratégia de comunicação e posicionamento que os concorrentes assumiram, quais tendências e comportamentos estão influenciando o mercado e podem indicar novas demandas, entre outras coisas que ajudem a entender o mercado em que a marca está inserida. E o mais importante: entender qual a estratégia global da empresa. A partir do planejamento estratégico, a área de marketing consegue definir a estratégia de marketing e a partir dela se define a estratégia de comunicação. Por isso, entender as diretrizes globais da empresa é fundamental para que a comunicação possa contribuir para se atingir os objetivos macro.

O levantamento de informações pode se dar com fonte primária (origem da informação, como uma entrevista com o público-alvo) ou secundária (dados já interpretados, como artigos sobre o tema). Existem ferramentas e técnicas que podem ajudar nesse processo e vamos trata-las em um outro post. Mas, independentemente da forma utilizada para o levantamento de dados, o importante é ter uma visão clara sobre o mercado de atuação da marca. Por isso, investir tempo e dedicação nessa etapa do planejamento de comunicação permite se definir uma estratégia com mais segurança e assertividade.

Um diagnóstico bem feito é a chave para um planejamento de comunicação consistente e coerente. Por isso, não caia na armadilha de sugerir uma recomendação estratégica antes de estudar muito bem todo o cenário.

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