Dicas para Estratégia das Marcas

O valor da ética em nosso trabalho

A ética é um assunto que permeia todas as relações, todas as práticas e disciplinas. Discutimos muito sobre ser ético, principalmente agora que vemos poderosos sendo punidos (ou não) por suas práticas obscuras. Mas a verdade é que pouco pensamos sobre a ética nas nossas tarefas no dia a dia.

Primeiramente, precisamos entender o seu significado. Ética é um conjunto de valores certos, bons e justos que regem o comportamento humano. Isso parece um pouco vago, mas há uma forma simples de entende-lo na prática: se o seu comportamento puder ser transformado num modelo para todos ele é ético. Um exemplo? Se todo mundo falsificar a carteirinha de estudante para pagar ½ no cinema o sistema permanece funcionando ou vai a colapso? Obviamente vai a colapso, pois não é sustentável que todos paguem a metade do preço. Ou seja, se você falsificar a carteirinha de estudante o seu comportamento não é ético.

O mundo das marcas funciona da mesma maneira. As grandes empresas têm ainda um papel mais relevante, pois suas práticas podem forçar e moralizar toda uma cadeira de fornecedores. Mas não são apenas elas as responsáveis pela ética no mercado. Qualquer ato praticado por uma pequena ou grande empresa que faça alguém ser lesado é um ato de corrupção.

E por que tratamos desse assunto aqui? Ora, a ética está presente nas questões do nosso dia a dia, nas relações comerciais, nas decisões que tomamos, nas ações que propomos para as marcas e na forma como lidamos com a concorrência.

A escolha do caminho ético nunca traz consequências ruins. Por isso, mesmo em momentos de fortes pressões, quando o verdadeiro teste de fibra ética é aplicado ao indivíduo, ela gera valor. Para as empresas gera boa imagem, conquista novos mercados e aumenta a produtividade. Estamos aprendendo cada vez mais que com a ética todos só temos a ganhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bate papo sobre estratégias digitais

Confira o bate papo sobre marketing digital e tecnologia no programa Instante Digital da Band.

As principais tendências para Mídias Sociais

As mídias sociais são um dos segmentos mais dinâmicos do mercado. Desde o finado Orkut muitas propostas surgiram tentando angariar usuários. Algumas não conseguiram acompanhar os movimentos do mercado e expectativas do público, mas outras permanecem com legiões de seguidores e não param de se reinventar.