Dicas para Estratégia das Marcas

Quais qualidades são essenciais a um bom planner?

Perfil analítico, criatividade, entender de negócios. Sem dúvida, esses atributos são bastante valorizados num profissional de planejamento. Mas, eles não aparecem na lista de características fundamentais apontadas por alguns dos profissionais mais renomados do nosso mercado.

Conversei com Ken Fujioka, Márcio Beauclair e Caio Del Manto para saber, na visão deles, quais são as qualidades essenciais de um planner. Confira:

– Curiosidade: Eça de Queirós um dia disse que a curiosidade é o instinto que leva alguns a olhar pelo buraco da fechadura e outros a descobrir a América. E essa foi a característica fundamental citada por Márcio Beauclair, VP de Estratégia da Wunderman, para um bom planner.

Não é a toa. A curiosidade nos faz perguntar, investigar, entender e quebrar paradigmas.  Ela impele o conhecimento e está na base do que é inovador. O curioso chega ao conhecimento que outros ignoraram e soluções que ninguém imaginou.

– Empatia: para Ken Fujioka, um dos estrategistas mais reconhecidos do mercado, essa é uma qualidade que beira ao clichê, mas continua verdadeira e atual: “A capacidade de se colocar no lugar do outro é fundamental em vários momentos do trabalho de um planejador: na hora de compreender um problema, na hora de transmitir uma ideia, na hora de integrar pessoas de diferentes áreas, na hora de executar com sensibilidade…”.

E, se identificar com o outro, é uma capacidade que não se adquire nos livros ou na sala de aula. “Diferente de um conhecimento técnico, que pode ser adquirido com estudo, empatia é algo que só se adquire praticando”, conclui Ken.

– Amar problemas: ser um solucionador de problemas e buscar um olhar nada usual para resolvê-los é o principal atributo de um planner segundo Caio Del Manto, Head de Estratégia da CP+B. E, para isso, conhecimento é fundamental: “Nosso trabalho é dar um olhar nada usual para como resolver problemas. Quanto mais específico melhor”, comenta Caio.

Observe que as características apontadas por eles não estão ancoradas em conhecimento técnico. É claro que ele é importante, mas isso não torna um planner singular. Ao contrário, o que ganha destaque são qualidades que exigem sensibilidade e paixão pela descoberta. Afinal, ser planner ou um estrategista, exige mais do que anos de estudo. É se entregar na busca da melhor solução. E ela, muitas vezes, não está à vista e nem nos livros.

 

 

Designed by Freepik

Comentários (1):

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bate papo sobre estratégias digitais

Confira o bate papo sobre marketing digital e tecnologia no programa Instante Digital da Band.

As principais tendências para Mídias Sociais

As mídias sociais são um dos segmentos mais dinâmicos do mercado. Desde o finado Orkut muitas propostas surgiram tentando angariar usuários. Algumas não conseguiram acompanhar os movimentos do mercado e expectativas do público, mas outras permanecem com legiões de seguidores e não param de se reinventar.