Dicas para Estratégia das Marcas

Tendências para 2017

Nessa época é muito comum sermos impactados com notícias que revelam as principais tendências para o ano. Esse tipo de conteúdo é muito rico para quem trabalha com planejamento de comunicação, pois ajuda a diagnosticar para onde o mercado está indo e definir a melhor estratégia para as marcas nesse contexto.

Mas tanta coisa é divulgada que fica difícil separar o joio do trigo e apontar o que está realmente se destacando. Por isso, fiz um compilado avaliando as tendências que foram levantadas pelos principais veículos e consegui chegar a uma short list. São 3 tendência que apareceram de forma recorrente e, inegavelmente, estão ganhando cada vez mais destaque no nosso dia a dia. Os tendências analisadas foram levantadas pelos seguintes veículos: TrendWatching, WGSN, Pinterest, Meio & Mensagem, Mundo do Marketing (divulgando a pesquisa da Mintel), Adnews e SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Confira agora o que se destacou:

1. Inteligência artificial: essa não tinha como ficar de fora. Até o mundo da moda se curvou à tendência quando o robô Sophia apareceu na capa da revista Elle no lugar de uma modelo tradicional. Mas A.I. (acrônimo de artificial intelligence), como é mais conhecida, não é apenas representada por robôs. A sua principal aplicabilidade se dá com os sistemas cognitivos que são capazes de avaliar uma quantidade gigantesca de dados e interpretá-los, gerando insights e informações prontas, o que facilita o trabalho de profissionais de segmentos variados. A A.I. tem uso comercial em setores tão variados como gastronomia e tratamento de câncer. Por isso, não é de se estranhar que foi uma das tendências mais citadas pelas fontes de pesquisas sendo apontada pelo Adnews, SBVC, TrendWatching e Meio & Mensagem.

2. Realidade virtual: que o mundo digital está totalmente incorporado ao mundo real (ou seria o contrário?) não é novidade para ninguém, mas, cada vez mais, as marcas estão aproveitando o potencial da tecnologia para oferecer experiências inovadoras para seus consumidores. A R.V. proporciona uma nova vivência de entretenimento e consumo. Com ela é possível, por exemplo, potencializar a jornada de compra do consumidor oferecendo acesso a um ponto de venda do outro lado do mundo. A combinação com a Internet das Coisas permite uma experiência ainda mais relevante já que, com a análise de dados, é possível entregar a oferta certa no momento certo. Essa tendência foi apontada pela SBVC, Adnews, Trendwatching e Meio & Mensagem.

3. Juventude é estado de espírito: entre as tendências de comportamento a que merece mais destaque é a energia jovem. Apontada pela Mintel, principal agência de inteligência de mercado do mundo, e também pela WGSN (já falamos dela aqui), essa tendência retrata a natureza mais ativa dos idosos e mostra que a juventude é um estado de espírito e não mais tem a ver com a idade. Com o aumento da expectativa de vida os idosos buscam redefinir seu papel na sociedade (já e comum se falar em 4ª idade) e as marcas precisam estar preparadas para oferecer produtos e serviços para esse consumidor. Marcas de beleza, tecnologia, moda e saúde são algumas das mais requisitadas por esse público ávido por ter seus interesses atendidos e com dinheiro no bolso para investir em produtos que atendam as suas necessidades.

Quer conferir todas as tendências apontadas pelas fontes? Veja aqui:

Meio & Mensagem:

O que será tendência digital em 2017?

SBVC:
http://sbvc.com.br/tendencias-tecnologia-negocios/

Pinterest:

Pinterest lança lista com 100 tendências para 2017

Adnews:
http://adnews.com.br/adarticles/7-tendencias-de-marketing-digital-para-2017-que-voce-precisa-saber.html

Mundo do Marketing:
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/planejamento-estrategico/37004/4-tendencias-para-o-marketing-em-2017.html

Trendwatching:
https://goo.gl/d3Xp6o

WGSN:
https://lp.wgsn.com/InsightProspectsNovember2016_ReportDownloadRequestForm.html

 

Comentários (2):

  1. Arianna

    17 de janeiro de 2017 em 13:36

    Adorei esse post!
    A terceira tendência em destaque é muito interessante para a área da saúde. Estamos vendo cada vez mais esse público ávido por consumir produtos que proporcionem uma melhor qualidade de vida e longevidade.

    Responder
    • Ana Paula Tabor Druszcz

      17 de janeiro de 2017 em 13:52

      Que legal, Ari! De uma olhadinha nas tendências do Pinterest. Tem uma categoria exclusiva para a área de saúde. Bjs

      Responder

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