Dicas para Estratégia das Marcas

Utilizar celebridades em uma campanha é uma boa forma de aumentar o impacto, conseguir a atenção do público e apresentar o produto com a chancela de alguém que é admirado e tem credibilidade.

Mas antes de sugerir o uso de uma celebridade para estrelar a próxima campanha da sua marca fique atento para algumas questões:

– O principal ponto que deve ser avaliado na escolha da celebridade é que atributos ela têm que possam ser emprestados para a marca. Ela consegue construir um discurso de credibilidade?

– A escolha pela celebridade deve levar em conta a afinidade com o produto. Quem não se lembra da estratégia questionável da Friboi de contratar o garoto-propaganda vegetariano Roberto Carlos para divulgar a sua linha de carnes?

– As celebridades são pessoas como nós e estão sujeitas a falhar. Por isso, é preciso considerar que elas podem se envolver em escândalos, polêmicas ou dar declarações que não combinam com os valores da marca.

Atenção ao período de exclusividade. Em 2004 Zeca Pagodinho passou a protagonizar uma campanha da Brahma após ter finalizado um contrato de um ano com a Schin. Na campanha, o cantor desprezava sua passagem pela concorrente cantando “Fui provar outro sabor, eu sei. Mas não largo meu amor, voltei”.

– O público-alvo se identifica e admira a celebridade?

Por meio de um rosto famoso o público se projeta buscando atributos diversos como beleza, bem estar, admiração, saúde e sucesso que podem ser entregues pelo produto. Dessa forma, investir na contratação de uma celebridade pode ser uma boa estratégia, mas é preciso avaliar também que ela por si só não resolve problemas da marca como má distribuição, baixa qualidade do produto, atendimento ruim no pós venda entre outros. Dessa forma, não esqueça de avaliar também se a celebridade irá contribuir de forma positiva para o marca ou se é hora de investir em outras frentes.

 

Créditos da imagem: https://goo.gl/Rwj2K2

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